segunda-feira, 11 de abril de 2011

Plantas em abril

Aproveite estes dias em que a terra está a preparar-se para desabrochar com toda a sua força e meta mãos, ancinhos e sachos à obra.
Abril é a altura ideal para , no seu jardim ou na pequena estufa que mantém na marquise, reenvasar as orquídeas e as plantas de interior, uma tarefa que já deveria ter sido realizada mas para a qual ainda vai a tempo.

Os dias mais quentes trazem com eles os parasitas e portanto é tempo de iniciar um plano de ataque, se quer chegar ao Verão com flores no seu quintal. Aproveite também para podar os arbustos que já floriram e refazer os canteiros de verão, onde pode plantar vivazes originais. Recomece com as adubações regulares e semeie as plantas anuais como a salsa, os coentros, que para além do seu bonito verde, são uma ajuda indispensável na sua cozinha.
Se tem lírios no seu jardim, tome atenção, porque nesta época do ano estas flores podem sofrer de uma doença que se manifesta por um apodrecimento das folhas. Se isto acontecer, retire as partes atingidas e queime-as de seguida. Depois pulverize os tufos com um fungicida.
Para as suas sementeiras aqui ficam algumas espécies que darão mais cor ao seu espaço: zínias, chagas, galhardas, dimorfotecas, gipsofila. Semeie em pequenos vasos, duas sementes para cada e elimine depois os rebentos mais fracos, conservando apenas um rebento por vaso. Quando as raízes encherem os vasos, retire a planta com o torrão e coloque-a no local definitivo.
Se quer aproveitar os espaços vazios entre as plantações recentes semeie plantas anuais como as linárias, as clarkias, godéticas ou bocas-de-lobo.
Não deixe para muito mais tarde o tratamento das suas plantas, uma vez que depois de Abril já perdeu muito do tempo de sementeira, além de que as suas plantas precisam mais do que nunca de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário